domingo, 11 de julho de 2010

Aurora boreal

A aurora polar é um fenómeno óptico composto por um brilho observado nos céus nocturnos em regiões próximas de zonas polares, em decorrência do impacto de partículas de vento solar e a poeira espacial encontrada na via láctea com a alta atmosfera da Terra, canalizadas pelo campo magnético terrestre. Em latitudes do hemisfério norte é conhecida como aurora boreal (nome baptizado por Galileu Galilei em 1619, em referência à deusa romana do amanhecer Aurora e ao seu filho Bóreas, representante dos ventos do norte), ou luzes do Norte (nome mais comum entre os escandinavos). Ocorre normalmente nas épocas de Setembro a Outubro e de Março a Abril.
Fonte: www. wikipedia.org

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Creatividade...check!

O "Poemas&Escrita" é uma actividade exclusiva do blog Planeta Terra. Se és uma pessoa poética ou que goste de expressar as suas opiniões, escreve um comentário para este Post com um poema, opinião ou um pequeno texto acerca de temas da Natureza, por exemplo, o Mar, a poluição, o que os portugueses poderiam fazer para que se proteja mais a Natureza, ou seja, absolutamente tudo o que quiseres (com a condição de estar dentro de contexto). Diverte-te e sê criativo(a)!

Sabias que?

  • Prevê-se que o carro do futuro seja um veículo interactivo: evitará acidentes,pedirá auxilio em caso de emergência e impedir-nos-á de conduzir se estivermos alcoolizados.
  • Em 2003, nas ilhas Britânicas, gastaram-se aproximadamente 220 milhões de euros para eliminar pastilhas elásticas das ruas.
  • A produção de 1kg de arroz gasta 4000 litros de água.
  • Para produzir 1kg de batatas são gastos 1000 litros de água.
  • Para produzir 1kg de cereais são gastos 1500 litros de água.
  • O ouro é um mineral que pode ser encontrado livre na Natureza.
  • Poluir, do latim polluere, significa contaminar ou infectar.
  • São necessárias cerca de 1000 abelhas a trabalhar toda a vida para fabricarem meio quilo de mel.

domingo, 27 de junho de 2010

Abrir os olhos

A maior parte das pessoas têm uma malvada consciência que as leva a agirem mal para com a Natureza todos os dias. Ainda existem muitos humanos que apenas se importam com a exuberância de um belo casaco ou um carro novo. Outros preocupam-se principalmente com a imagem e não com o mundo que os rodeia, e por fim, existe aquela minoria que se importa com as causas ambientais e se empenha para fazer a diferença a 100%. Agora questiona-te, será que conheces alguém que se integre neste último grupo? Porque não tu? Sabe-se que o Homem tem excelentes capacidades para fazer milhões de coisas, mas ainda assim a esmagadora maioria da população mundial é extremamente individualista e não se interessa. Na minha opinião, as pessoas só têm vontade própria para agir quando a verdade do Mundo em que vivemos está á frente dos seus olhos. Nessa altura pode já ser tarde demais. Por fim existem as pessoas que nunca querem saber destes assuntos. Um bom exemplo são a maior parte das pessoas que governam o nosso país que na verdade se integram nos primeiro e segundo grupo que referi ao início. A verdade é que essas pessoas estão “cegas” e não o sabem.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Resíduos: Campanha “Aspiradores do Mar”

A Electrolux pretende, ao recolher resíduos de plástico nos mares e oceanos de todo o mundo e utilizá-los para produzir aspiradores, chamar a atenção para a problemática da poluição das águas marinhas com este tipo de resíduo tão pouco “amigo do ambiente”.

Fonte: http://naturlink.sapo.pt/

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Oceanos

Um vasto oceano terá coberto um terço da superfície do planeta Marte, há 3,5 mil milhões de anos.

Dois investigadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, Gaetano Di Achille e Bryan Hynek, chegaram a essa conclusão depois de terem analisado dados de 52 depósitos sedimentares de deltas e a rede de vales de antigos rios que irrigavam a superfície do planeta vermelho.

“Mais de metade dos 52 depósitos de deltas de rios identificados pelos investigadores marcavam provavelmente os limites do suposto oceano, porque todos estavam situados sensivelmente à mesma altitude”, resume a Universidade do Colorado, em comunicado.

“Marte tinha provavelmente um ciclo hidrológico global parecido com o da Terra, com precipitações, escoamentos superficiais, formação de nuvens, acumulação de gelo e águas subterrâneas”, explicou o investigador.

Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=43466&op=all

Curiosidades

Sabias que...

A temperatura de um relâmpago é três vezes mais quente do que a superfície do Sol.

Devido à sua densidade uma pessoa flutua mais facilmente na água salgada do que na água doce. Um dos melhores sítios para flutuar é o Mar Morto.


28% da África é selvagem e não explorada. 38% dos EUA é selvagem e não explorado.



Cresce na Arábia Saudita uma planta cujo pó, resultante das folhas secas moídas, tomadas em pequenas doses, provoca um riso intenso e uma excitação que dura horas. Os pacientes caiem, depois, num longo e pesado sono e, ao acordarem, não se recordam do estado anterior. É a planta do riso.


No ano de 1925, o inverno foi tão frio no Canadá que as águas das cataratas do Niagara ficaram completamente congeladas.


Apesar do frio que se faz sentir no Polo Norte, seria impossível alguém apanhar uma constipação lá. O vírus da gripe gosta de ambientes um pouco mais amenos.


Fonte: http://www.estranho.com/show_text.php?id=181

Estudo: Extinção dos Mamutes contribuiu para a subida da temperatura atmosférica

Cientistas americanos sugerem que o desaparecimento destes herbívoros gigantes permitiu a proliferação das bétulas, cujas florestas de árvores frondosas absorvem mais radiação solar do que as estepes que vieram substituir, causando uma subida média da temperatura global de 0,1ºC.

Fonte:http://naturlink.sapo.pt/

quarta-feira, 23 de junho de 2010

As maiores catástrofes naturais de sempre

1. Enchentes dos rios Hwang Ho e Yang Tsé

2. Terramoto de Shaanxi

3. Ciclone de Bhola

4. Tsunami no Oceano Indíco

5. Terramoto em Tangshan

6. Terramoto de Aleppo

7. Terramoto do Haiti

8. Terramoto em Dangham

9. Erupção de Tambora

10. Explosão vulcânica de Taupo


Fonte: http://www.revistaplatina.com/component/content/article/84-curiosidades/3323-10-maiores-desastres-naturais-da-terra

Pesquisas relacionadas (recomendado): http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_dos_maiores_desastres_naturais



terça-feira, 22 de junho de 2010

Compostagem

O QUE É A COMPOSTAGEM?
A compostagem é um processo que transforma a matéria orgânica do lixo em adubo. Todo o processo acontece em etapas, nas quais a temperatura, a humidade, fungos, aranhas, minhocas, bactérias, besouros e formigas, decompõem as fibras vegetais e animais. As substâncias orgânicas transformam-se em substâncias mais simples e, depois, em substâncias minerais que podem ser utilizadas pelas plantas.

Fonte: http://www.ciencias-compostagem.blogspot.com/

O que cada um pode fazer

•1. Não corte, nem pode árvores sem autorização.
•2. Preserve a vegetação nativa. Não corte! Não incendeie.
•3. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando as suas intenções são boas.
•4. Respeite os períodos de proibição da pesca.
•5. Não compre nem tenha animais selvagens em casa.
•6. Não maltrate animais selvagens ou domésticos.
•7. Separe o lixo em casa e no trabalho.
•8. Não lance lixo para o chão. Carregue-o até ao contentor mais próximo. Ensine às crianças dando exemplo.
•9. Recicle ou reutilize tudo o que puder.
•10. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitado ou reciclado.
•11. Mantenha o seu veículo regulado e ande mais a pé.
•12. Não contribua com a poluição sonora e/ou visu
•13. Use menos veneno na sua horta.
•14. Não mande óleos lubrificantes para a sua rede de esgoto.
•15. Não desperdice água. Esse é um dos recursos mais importantes e frágeis do planeta. Feche

torneiras, conserte fugas, aproveite água da chuva.
•16. Não desperdice energia eléctrica: desligue aparelhos, verifique sobrecargas, apague as luzes.
•17.
Evite descartar materiais não degradáveis (plásticos ou outros) no ambiente.

Se conseguir fazer tudo isto já é um(a) vencedor(a)!